Como preservar as classificações de SEO durante a reformulação de um site

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Como preservar as classificações de SEO durante a reformulação de um site

28 de janeiro de 2021 | Leitura de 11 min.

As tendências de design mudam constantemente e se você está tentando se manter competitivo em seu setor, eventualmente precisará redesenhar seu site.

Para a maioria dos sites, é melhor revisar todo o site a cada poucos anos, em vez de “Frankenstein” algo junto com pequenas revisões aqui e ali. Mas muitas vezes há hesitação em optar pelo redesenho, decorrente da pergunta: meu site perderá sua classificação de SEO no processo?

No entanto, seguindo algumas práticas recomendadas para SEO e desenvolvimento web, você pode manter suas classificações e se beneficiar de um novo site.

Como preservar as classificações de SEO do seu site durante uma reformulação:

  1. Mantenha a estrutura do URL do site sempre que possível
  2. Cuidado com redirecionamentos 301
  3. Melhore o seu conteúdo da web
  4. Obtenha ajuda com o lançamento do site
  5. Monitore de perto o pós-lançamento do site

1. Mantenha a estrutura do URL do site sempre que possível

Ao redesenhar um site , é melhor manter todos os URLs existentes, especialmente nas páginas que são classificadas organicamente. Manter a estrutura do URL significa que a equipe de design da web atualizará o design e o conteúdo da página, mas o endereço do site (URL) permanecerá o mesmo.

Alterar o endereço do site de uma página sem motivo não é ideal para usuários nem para mecanismos de pesquisa. Se você gastou muito tempo criando links e classificações para essa página, alterar a URL corre o risco de perder o valor de SEO dessa página.

Para evitar esse dilema, audite o mapa do site existente antes de iniciar um redesenho. Ao fazer ajustes na navegação ou alterar os nomes das páginas, sua agência da web pode discutir se alterar o URL é recomendado ou não.

Existem situações em que você precisa fazer grandes alterações em uma estrutura de URL . Se o seu site existente tem uma estrutura de página muito pobre e você não está utilizando uma palavra-chave no nome do URL, convém reorganizar a estrutura do site para obter melhores resultados de SEO em longo prazo.

Consulte a próxima seção sobre como evitar erros ao fazer esses tipos de alterações.

2. Tenha cuidado com os redirecionamentos 301

Em algum momento da vida do seu site, você precisará excluir uma página ou alterar seu endereço. Ao fazer isso, é fundamental configurar um redirecionamento 301 adequado . Redirecionamento significa que você está redirecionando permanentemente o URL original para outra página ativa em seu site.

Se você não configurar esses redirecionamentos corretamente, os visitantes e os mecanismos de pesquisa receberão um erro 404, informando que a página não pode ser encontrada.

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Ter muitos erros 404 em seu site terá um impacto negativo em seus rankings de SEO e na experiência do usuário. Se um mecanismo de pesquisa atingir um erro 404 enquanto estiver rastreando um site, ele impedirá que o rastreador continue a indexar outras páginas. Isso pode causar erros de indexação no site.

Durante um projeto de reformulação de um site , você e sua equipe da web precisarão planejar os redirecionamentos necessários. Antes de o site entrar no ar, certifique-se de que sua equipe interna seja treinada para configurar redirecionamentos no futuro.

Infelizmente, é comum os clientes assumirem o controle de um novo site e não perceberem que excluir páginas e categorias sem as etapas adequadas pode causar erros no site.

3. Melhore o seu conteúdo da web

A reformulação do site geralmente leva à revisão e melhoria do conteúdo – e com razão! A maioria das empresas esquece de atualizar o conteúdo do site fora de um projeto da web.

Se for esse o seu caso, seu site provavelmente contém descrições desatualizadas de seus serviços e produtos. No entanto, lembre-se de que o conteúdo da página deve conter algumas dicas para os mecanismos de pesquisa.

Se você tiver páginas com boa classificação para uma palavra-chave específica, evite alterar drasticamente o conteúdo ou excluir muitos títulos importantes. As tags H1 e H2 em uma página da web são os títulos mais importantes para SEO na página.

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Um H1 é uma tag HTML que indica o título da página da web. Provavelmente, você deseja manter o H1 e o H2 para páginas de alta classificação.

Embora você precise de texto suficiente em uma página para os mecanismos de pesquisa, também precisa equilibrar o que é melhor do ponto de vista da experiência do usuário . Hoje, os usuários estão navegando em sites em dispositivos menores e preferem ler manchetes e pequenos trechos de texto.

Se você precisa de muito conteúdo em uma página específica, considere a utilização de acordeões e a inserção de um texto mais longo na página. Em termos de retenção de conteúdo, sua agência da web deve garantir que todas as postagens e artigos existentes no blog sejam transferidos para o novo site.

Os mecanismos de pesquisa são tendenciosos para sites maiores porque geralmente há uma maior quantidade e diversidade de links. Se o seu site atual for construído em um sistema de gerenciamento de conteúdo, há várias maneiras de migrar o conteúdo com segurança para o novo site.

4. Obtenha assistência para o lançamento do site

O lançamento de um novo site requer várias etapas técnicas e, se você não souber o que está fazendo, pode causar inatividade ou erros terríveis por engano. Esses erros, por sua vez, podem causar grandes problemas de SEO.

Normalmente, é melhor para um desenvolvedor da web ou agência da web qualificada lidar com o lançamento. Além de apontar seu nome de domínio para o site recém-projetado, um desenvolvedor pode precisar executar um script para garantir que todos os URLs no site ativo exibam o endereço correto e não um URL de desenvolvimento ou produção.

Você também precisará configurar ou reconfigurar um certificado SSL para o novo site. Um SSL é configurado no servidor de hospedagem e, uma vez configurado, todas as páginas do site começarão com HTTPS. Para SEO, ter um certificado SSL e veicular páginas da web em HTTPS é um fator de classificação pequeno, mas importante .

Todos os principais navegadores, como Chrome e Safari, exibirão um aviso em um site com conteúdo misto – o que significa que o certificado SSL não está instalado ou configurado corretamente. Independentemente de suas preocupações com os mecanismos de pesquisa, esses avisos do navegador podem assustar os visitantes da web.

Sua equipe da web também precisará garantir que o novo site esteja disponível para indexação. Ao construir um novo site, os desenvolvedores bloquearão temporariamente os mecanismos de pesquisa de rastrear o site de produção. Assim que o novo site entrar no ar, é fundamental certificar-se de que o arquivo robots.txt seja ajustado e que o site seja indexável pelos mecanismos de pesquisa.

5. Monitore de perto o pós-lançamento do site

Nos primeiros meses após o lançamento de um redesenho, tudo gira em torno do monitoramento. Existem alguns problemas do site que são muito difíceis de detectar antes do lançamento, mesmo com o melhor processo de controle de qualidade.

O primeiro lugar para começar é o Google Search Console , um serviço gratuito que detecta automaticamente erros de indexação, erros de funcionalidade móvel e erros de rastreamento para seu site.

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Visto que o Google é o mecanismo de busca mais popular globalmente, consertar erros relacionados à indexação do Google é fundamental. Os relatórios do Search Console também podem fornecer informações sobre as classificações e palavras-chave orgânicas que estão entregando tráfego para seu site.

Após o lançamento do site, execute vários testes de velocidade diferentes e observe os tempos de carregamento lentos, especialmente na página inicial. Se você estiver tendo problemas graves de desempenho, pode ser necessário avaliar onde o site está hospedado, pois o servidor do site desempenha um papel importante no tempo de carregamento do site em geral.

Você também deseja monitorar análises, o que pode ser feito usando um serviço como o Google Analytics . É muito comum que um código de rastreamento ou snippet seja perdido e não seja copiado para o novo site ativo.

Se houver algum problema importante com o site, a análise é normalmente o primeiro lugar em que aparecerá. Mesmo se você não detectar nenhum erro após os primeiros meses, pratique a revisão dos relatórios do Google Search Console e de qualquer relatório analítico mensalmente.

Manter as classificações é um trabalho contínuo

SEO é uma estratégia de marketing de longo prazo, com muitos concorrentes trabalhando para tirar você dos principais resultados de pesquisa. Além disso, os mecanismos de pesquisa estão constantemente executando atualizações e encontrando maneiras de melhorar a indexação e sua compreensão do conteúdo da web.

A melhor maneira de manter seu site no jogo é manter suas classificações altas e aumentar sua autoridade de domínio. Portanto, sempre que você fizer um redesenho ou qualquer outra alteração do site, como melhorias na página inicial, mantenha todas essas etapas em mente para manter e melhorar seu SEO.

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